O Grupo




GRUPO DE TAIKO FUURINKAZAN WADAIKO (風林火山和太鼓) 

A história do nosso grupo começa em Julho de 2010 quando os professores Jadilton Pereira e Walmiza da Silva, e  o monitor Mário Anderson todos do curso de japonês do Núcleo de Línguas Estrangeiras da UECE foram até Salvador-BA para participar de um programa de treinamento e ensino da língua japonesa. Lá eles conheceram o Grupo Cultural Wado, que mantém dentre suas atividades um grupo de Taiko (tambores e percussão oriental), coisa comum no Sudeste e Sul do Brasil, principalmente entre os grupos de descendentes japoneses. Até aquele momento, não tínhamos conhecimento da existência de grupos aqui, no Nordeste.

Com o interesse despertado e estabelecido o contato com o Grupo Wado, ao retornarmos para Fortaleza ficamos com uma grande vontade de fundar um grupo aqui também, mas ainda não sabíamos como proceder e como poderíamos começar nossas práticas de treinamento. Pesquisando na internet e conversando com o Rodrigo Kuo, um dos principais integrantes do Grupo Wado de Salvador, descobrimos que era possível treinarmos com tambores improvisados utilizando pneus velhos, ou com baldes e bacias velhas. A maneira de construir tais tambores era bem simples, barata e ainda contribuía para a reciclagem de materiais que parariam no lixo.

Foi com esse conhecimento adquirido que nos sentimos capazes de colocar em frente a ideia de fundar um grupo de taiko em Fortaleza. Então, em Novembro de 2010 fora realizada uma reunião com todos os alunos e professores do Curso de Japonês do Núcleo de Línguas Estrangeiras da UECE que tinham interesse em participar do grupo de taiko, com intenção de definir e marcar o início do nosso grupo, que ainda não possuía um nome. Porém, já estávamos aptos a iniciar nossos treinamentos mesmo sem a orientação de um professor tocador de taiko, pois era possível fazê-lo copiando os movimentos que assistíamos em vídeos de outros grupos na internet. Nesses primeiros treinos, o foco era o de ganhar resistência física e noção de ritmo ao tocarmos nos tambores feitos com pneus. Os nossos treinamentos desde aquela época até hoje são realizados aos domingos de 8 horas da manhã até o meio-dia na quadra de esportes do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

  Em Dezembro de 2010, os dois líderes do grupo Jadilton Pereira e Mário Anderson fizeram uma visita ao Grupo Wado em Salvador, tendo a oportunidade de treinar junto deles. Assim, adquiriram vários conhecimentos básicos para agregar aos treinos do grupo em Fortaleza. Mais ou menos nesse mesmo período, o grupo escolheu seu nome como Fuurinkazan Wadaiko, com a respectiva origem:
FUURINKAZAN (風林火山), provérbio japonês com o seguinte significado: 風 - FUU - Vento (Tão rápido como o Vento) 林 - RIN- Bosque (Tão calmo como o Bosque) 火 - KA - Fogo (Tão audacioso como o Fogo) 山 - ZAN - Montanha (E tão firme como a Montanha)

Além desse significado forte, Fuurinkazan também fora o apelido de um influente samurai do período feudal japonês. Esse nome foi escolhido pelo grupo como símbolo do objetivo maior que nossos membros pretendem alcançar, pois, para o grupo, TAIKO é mais que música, é um modo de viver. Para evidenciar ainda mais esse sentimento de admiração à arte do taiko e a união presente dentro do grupo, outro provérbio fora escolhido como o nosso lema: Isshin Doutai (一心同体), que significa a harmonização de todos em um só corpo e em um único coração.


Em Fevereiro de 2011, durante o período de carnaval, juntando o dinheiro dos nossos membros, conseguimos trazer para Fortaleza o Rodrigo Kuo, integrante do Grupo Wado, que veio ministrar para nós um Workshop ao longo da semana sobre métodos de treinamento para Taiko e nos ensinou nossa primeira música, a “Irodori”. Durante essa visita, o Rodrigo nos fez uma grata surpresa ao nos presentear com um Okedou (tipo de Taiko) doado pelo Grupo Wado para o nosso grupo. Foi com esse instrumento e com os conhecimentos repassados pelo Rodrigo que conseguimos maximizar nossos treinos. Logo depois, ganhamos através da JICA (Japan International Cooperation Agency) e de seu programa de doações de materiais para incentivo a divulgação da cultura japonesa no exterior, nossas primeiras vestimentas típicas usadas em apresentações, os Happis.


Contudo, nós ainda não poderíamos realizar apresentações com apenas um instrumento. Isso não seria possível, até que em Junho de 2011, por intermédio de uma das professoras do Curso de Japonês da UECE, Momoko Kanai, nosso grupo estabeleceu contato com o Grupo de Taiko de Mossoró-RN. O senhor Masatoshi Otani, empresário japonês do ramo de fruticultura do Estado do Rio Grande do Norte e dono do Grupo de Taiko de Mossoró, tomou conhecimento da existência do nosso grupo e se propôs a nos emprestar mais 4 instrumentos com a finalidade de possibilitar que pudéssemos dar os primeiros passos através de apresentações em eventos. Foi a partir desse momento que nosso grupo começou a divulgar a arte do taiko no Estado de Ceará. Desde então foram 9 apresentações em vários locais e eventos de cultura japonesa, como por exemplo: nos Concursos de Oratória em Língua Japonesa de 2011 nas etapas Local e Regional, realizados na UECE; no Festival das Estrelas (Tanabata) realizado no Jardim Japonês da Av. Beira-Mar; no auditório principal do Centro de Convenções de Fortaleza no SANA 2011 (Super Amostra Nacional de Animes) e no SANA Fest 2012; na festa de reinauguração da cervejaria Schincariol / Kirin; e no 1º Ceará Nihon Matsuri, festival japonês que o próprio grupo promoveu no sítio onde fica o templo da Igreja Japonesa Tenrikyou de Fortaleza.


Este ano, o nosso grupo completa os seus dois anos de existência. Sim, ainda somos uma semente que brotou da integração entre alunos e professores do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE), mas já com muita história pra contar - desde ensaios com tambores confeccionados com pneus à apresentações em festivais. Como objetivo, queremos ajudar na divulgação da cultura oriental, sobretudo a cultura japonesa na cidade de Fortaleza, dado a demanda que existe para este tipo de cultura, onde existem grupos de descendentes que não têm tantas práticas que os representem; e nós podemos supri-las, através de atividades já desempenhadas pelo grupo Fuurinkazan Wadaiko, como por exemplo: treinos abertos à comunidade, apresentações musicais, oficinas e eventos de celebração da arte milenar do Taiko. Como pioneiros no Estado do Ceará, buscamos levar ainda mais adiante a integração das duas culturas voltada não somente para os já conhecedores, como para os demais que ainda não tiveram a oportunidade de entrar em contato com a cultura oriental presente no nosso Estado.


Como dito anteriormente, estamos bem próximos de completar 2 anos de existência e não podemos esquecer de agradecer extremamente à todos os nossos colaboradores: o Grupo Cultural Wado de Salvador, o senhor Masatoshi Otani e o Grupo de Taiko de Mossoró, e também ao senhor Shinzou Ohama, chefe da Igreja Tenrikyou que sempre nos ajudou cedendo o seu sítio para treinarmos quando era preciso. Porém, ainda não temos condições financeiras suficientes para adquirir nossos próprios instrumentos, porque os únicos locais que produzem este tipo de material estão localizados no Sudeste e Sul do Brasil, ou fora do Brasil. Nossa intenção no momento é de buscarmos empresas interessadas em apoiar nosso grupo para nos ajudar a conseguir novos instrumentos, visto que o empréstimo de instrumentos realizado pelo grupo de Mossoró a nós está com o prazo se esgotando.


Em contrapartida, podemos realizar trabalhos sociais oferecendo oficinas de reciclagem que ensinam a construir instrumentos com pneus e baldes velhos, podemos realizar apresentações musicais, oficinas ensinando como tocar taiko e sua filosofia, podemos estampar a logomarca da empresa patrocinadora em banners e em nossa camisa sempre que formos realizar apresentações ou palestras, e podemos viabilizar parcerias para nos ajudar a realizar o 2º Ceará Nihon Matsuri, nosso festival japonês que tem por objetivo comemorar o aniversário do grupo e também divulgar a arte do taiko e o Fuurinkazan.