Sobre Taiko




Taiko é uma palavra japonesa que etimologicamente tem o significado de "grande tambor" e é designada para todo e qualquer tipo de tambor, mas no Brasil, o termo é utilizado apenas para designar os tambores de origem japonesa, dos mais variados tamanhos e que são geralmente confeccionados com couro de vaca e corpo cilíndrico de madeira, e que podem ser montados com auxilio de cordas ou tachas.

Sendo uma arte percussiva, o taiko é considerado um símbolo cultural, religioso, artístico, político e social para o povo japonês. Tocar taiko é mais do que desenvolver a habilidade de bater em um tambor, é se apresentar com corpo e alma para sensibilizar todos ao redor. Por ser uma arte de características audiovisuais o ato de tocar o taiko é uma mistura entre sons e movimentos coreografados, sua intenção é exatamente de prender o espectador através da sonoridade e mostrar esses movimentos ao mesmo tempo.

A origem histórica do taiko é um pouco incerta, mas existem indícios de sua aparição há quatro mil anos, e tinha diversas funções como, por exemplo, a religiosa (usada em rituais budistas e xintoístas), a bélica (para motivar os guerreiros e marcar o passo da marcha) e a politica (onde servia como instrumento para demarcar as terras de uma propriedade). Existe também uma explicação para a origem do taiko na mitologia japonesa, muito ligada a figura da Deusa Amaterasu Oomikami.  

Todavia o taiko só se expandiu pelo mundo a partir do período pós-Segunda Guerra Mundial, quando tomou um caráter expressivo, dinâmico e propulsor graças ao baterista de jazz Daihachi Oguchi, que rompeu o círculo da tradição folclórica e criou um estilo inovador ao adaptar composições para serem tocadas em taikos com funções distintas ou comuns numa mesma música. Nas últimas décadas, o taiko se transformou em uma verdadeira orquestra, na qual diversos instrumentos compõem o espetáculo visual e musical. Além do taiko, foram introduzidos o shinobue (flauta japonesa), o chappa (pratos de mão japoneses) e o koto (harpa japonesa), entre outros.

Taiko é uma manifestação artística que tem por objetivo a manutenção da tradição, seus valores culturais e morais. Para os praticantes do taiko, a conduta disciplinar e social são fatores fundamentais para desenvolver o companheirismo. Trata-se de uma arte que mistura música e condicionamento físico, possibilitando o prazer, a serenidade e a alegria com concentração.

Fonte: Site do Grupo Cultural Wado de Salvador-BA (http://www.wado.anisa.com.br/)